Maracajú

Itaporã 70 anos de Historia

Que venham outros 70, e outras gerações comprometidas em dar continuidade ao desenvolvimento de nossa cidade



Foto: Arquivo pessoal




No próximo dia 10 de Dezembro de 2023, a encantadora cidade de Itaporã completa sete décadas de emancipação política e administrativa. Levamos em consideração o ano de 1953, quando a cidade se emancipou, porém, sua historia é contada muito antes pelos desbravadores que aqui chegaram em meados dos anos 40.


Em sete décadas, milhares de pessoas ajudaram a construir a conhecida cidade Pedra Bonita, de solo rico e gente trabalhadora. Quantos momentos, quantas situações vividas. Minha amada Itaporã, aqui eu pude vivenciar a vida da lamparina a luz elétrica, da lavoura do café ao soja, do poeirão às ruas pavimentadas, da TV Colorado RQ preto e branco às modernas telas de LED, do Cine Itaporã e do Clube Social às grandes festas que os suprimiram. Tudo valeu, só restando a saudade de fatos e pessoas que passaram por aqui deixando um pouco de si nestas sete décadas memoráveis em nosso município. Na gestão pública, podemos dizer que: de Durval Gomes passando por José Teixeira, Aurenô Cordeiro, Manoel Joaquim, Ariovaldo Maria Bento, Antonio Cordeiro, Rivalmir Fonseca, Toshi Nishimura, Wallas Milfont e Marcos Pacco, o munícipio foi se desenvolvendo, e cada um desses gestores deixaram sua contribuição para que a cidade chegasse aos 70 anos, tão exuberante. Afinal chegamos aos 70, com uma enorme qualidade de vida e mesmo pequena, preparada para avanços e desafios que o mundo reserva para todos nós nas próximas décadas.


Como está Itaporã hoje?


É notória a prestação de serviços públicos para a população, o atendimento às demandas é amplo quando se trata de saúde e assistência social.
Em 2023, Itaporã conta com boa infraestrutura rural, onde se prioriza a recuperação da malha viária, com maquinas e equipamentos sempre zelando por este setor.


A sede do município oferece infraestrutura urbana com postos de saúde em pontos estratégicos, um hospital municipal com atendimento de media complexidade, saneamento básico com ampla rede de esgoto, pavimentação e uma excelente rede municipal de ensino. Nestes 70 anos temos muitas coisas a serem comemoradas. São avanços importantes, que começaram a ser conquistados com a chegada dos primeiros colonizadores na região do Canhadão no inicio dos anos 40, passando por nossa emancipação político-administrativa até chegar no que somos hoje.


Itaporã conquista sua maior idade, como uma cidade aprazível, no coração da Grande Dourados, haja vista, a proximidade com a segunda maior cidade do estado. Como todo aniversariante, Itaporã deverá receber no dia 10 de dezembro vários presentes, dentre eles, o lançamento do tão sonhado Anel Viário que vai desviar o transito de veículos pesados que circulam pela cidade. Esta tão grandiosa e esperada obra, já entra na historia de desenvolvimento e crescimento escrita no chão de Pedra Bonita.


Poderíamos nominar as personalidades, homens e mulheres que ajudaram a edificar esses 70 anos de emancipação, mais, corremos o risco de ser injusto deixando alguém para traz, haja vista, que uma história dessa envergadura se escreve com milhares de mãos.


Parabéns Itaporã, aos pioneiros que já se foram mais deixaram seus descendentes, nos resta dizer, muito obrigado por fazer parte dessa historia.
Não sou Itaporaense, porém, me sinto filho dessa terra de corpo e alma, como muitos que aqui chegaram na mesma condição e hoje declaram seu amor por esta Linda Itaporã. Que venham outros 70, e outras gerações comprometidas em dar continuidade ao desenvolvimento de nossa cidade.

Por: Walter Ramos
DRT 133/MS