79 cidades de Mato Grosso do Sul apresentaram alta incidência de dengue neste ano, apenas quatro cidades com baixa incidência.
Conforme a secretaria de estado de saúde 2023 já aparece entre os anos com maior número de casos prováveis, mesmo passados apenas 10 meses.
Mato Grosso do Sul já possui 47 mil casas prováveis de dengue. Apenas cinco municípios ficaram de fora da classificação vermelha.
O município de Antônio João é a cidade com maior incidência 12.415 confirmações a cada 100.000 habitantes, em seguida aparecem os municípios de alcinópolis Juti, Laguna carapã e anaurilândia. Aparecida do Taboado é o único município com incidência considerada baixa.
Conforme o coordenador de endemias do município de Itaporã de janeiro até o presidente momento, o município contabiliza 936 possíveis casos e 927 casos positivos da dengue.
Conforme o coordenador a dica é vedar depósitos plásticos, pneus e reservatórios em nível de solo, como manilhas e tambores consertar calhas e marquises, fechar caixa d'água, evitar o acúmulo de água em vasos de plantas manter a água da piscina tratada e vedar vasos e ralos que não sejam utilizados diariamente, exemplo disso é o chuveiro de piscina que fica exposto a chuva
Normalmente, o mosquito da dengue coloca os seus ovos em locais onde há o acúmulo de água limpa, por isso o fato da doença ser tão frequente no período chuvoso.